LogoConexão Angélica

Imasul emite alerta de inundação em distrito devido a chuvas intensas

Rios Aquidauana e Taquari apresentam elevação, causando emergência em Palmeiras

05/02/2026 às 12:39
Por: Redação

Recentemente, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu importantes alertas relacionados à elevação dos níveis dos rios Taquari, em Coxim, e Aquidauana, no município de Aquidauana. Nova comunicação foi realizada, desta vez, para o distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, indicando uma situação crítica.

 

A Sala de Situação do Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) detectou um aumento significativo no nível do rio Aquidauana, o que gerou um Aviso de Evento Crítico. No local, o rio atingiu 661 centímetros às 22h30 de terça-feira, superando a cota de emergência de 650 centímetros, definida como ponto de inundação. Isso representa risco de danos materiais e ameaça à segurança das comunidades ribeirinhas.

 

Esse aumento no nível do rio é atribuído às chuvas intensas ocorridas recentemente na região. Mesmo com expectativas de redução nos próximos dias, chuvas ainda são previstas na área da bacia hidrográfica.

 

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) informa que as precipitações devem continuar até 5 de fevereiro de 2026. Reforçando o alerta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou o período com grau de severidade 'perigo', e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) registrou a condição de chuvas intensas como nível 2.

 

Águas invadem áreas próximas

A elevação do rio já iniciou a invasão de áreas adjacentes, o que pode se agravar se as chuvas prosseguirem. Leonardo Sampaio, gerente de Recursos Hídricos do Imasul, enfatizou a necessidade de atenção constante de autoridades e moradores. "Acompanhamos a situação em tempo real. A cota de emergência foi ultrapassada, podendo causar inundações. Recomendamos atenção aos comunicados oficiais e orientações da Defesa Civil", aconselhou.

 

André Borges, diretor-presidente do Imasul, destacou a importância de ações integradas entre órgãos públicos para mitigar riscos e proteger os residentes. "Eventos como este requerem uma resposta rápida e coordenada. O Imasul permanece monitorando ativamente as bacias hidrográficas e colabora com a Defesa Civil e outras entidades para agir preventivamente e garantir a segurança pública", afirmou.

 

Comunicação Imasul
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

© Copyright 2025 - Conexão Angélica - Todos os direitos reservados